Instituto Pensar - Justiça suspende fechamento de agências do Banco do Brasil

Justiça suspende fechamento de agências do Banco do Brasil

por: Igor Tarcízio


A decisão barra o plano da estatal de fechar mais de 200 agências e implantar um plano de demissão voluntária que deve atingir mais de 5 mil funcionários (Imagem: Reprodução)

Nesta quarta (3), a Justiça do Maranhão concedeu uma liminar suspendendo o fechamento das agências do Banco do Brasil em todo o país durante o período da pandemia de Covid-19. A decisão barra o plano da estatal de fechar mais de 200 agências e implantar um plano de demissão voluntária que deve atingir mais de 5 mil funcionários, anunciado em 11 de janeiro.

A liminar foi concedida pelo juiz Douglas de Melo Martins, titular da Vara de Interesses Difusos e Coletivos da Comarca da Ilha de São Luís e a ação foi movida pelo Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA).

O deputado federal Bira do Pindaré (PSB-MA) comemorou a decisão nas redes sociais, apontando que "fechar agências bancárias é prejuízo para toda a população, e esse não é o momento de patrocinar mais desemprego?. 

https://twitter.com/BiradoPindare/status/1357044005310238724?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1357044005310238724%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.socialismocriativo.com.br%2Fjustica-suspende-fechamento-de-agencias-do-banco-do-brasil%2F

Decisão

A decisão ressalta que, o fechamento das unidades, em meio à pandemia, vai refletir no atendimento aos seus clientes, causando maior concentração de pessoas durante o horário de atendimento nas agências e, consequentemente, aumentar o risco de contágio com o novo coronavírus.

No documento, o juiz determina que as agências permaneçam abertas e mantenham o funcionamento pleno enquanto durarem as medidas para enfrentamento da pandemia no país. 

Após a publicação, o banco tem até 15 dias para se manifestar e o Ministério Público do Maranhão (MP-MA) deve acompanhar o caso.

"Vamos à luta?

Para o presidente do Sindicato dos Bancários do Maranhão, Eloy Natan, trata-se de uma importante vitória judicial, que só reforça a luta da categoria maranhense e reconhece a função exercida pela instituição para o desenvolvimento econômico e social do Maranhão e do Brasil ainda mais em meio à pandemia.

"Agora, é continuar atuando em conjunto com a sociedade civil, a fim de evitar o desmonte do Banco do Brasil e lutar pelo impeachment do presidente Bolsonaro, que só pensa em privatizar os bancos públicos para beneficiar os banqueiros em detrimento do povo brasileiro. Não vamos permitir. Em defesa das estatais, dos bancários e da população: vamos à luta?, afirmou.

Demissão voluntária

A ação foi ajuizada após o Banco do Brasil anunciar, no último dia 11 de janeiro, a abertura de dois Programas de Demissão Voluntária, com adesão de cerca de 5 mil funcionários. Ao todo, também seriam fechadas 361 unidades, 112 agências, 7 escritórios e 242 postos de atendimento.

Com informações do G1



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: